4.8.07

Preto e branco

Eu cresci no preto e branco. Como letras escritas no papel, palavras desenhadas em moldes, regras; certo X errado. Sem nem perceber, cedo eu me vi cercada pelas convidativas e desafiadoras nuances da vida. Todo o rubro proibido, todo o negro, luto do diferente, todo o branco em possibilidades. Todo o colorido de poréns e entrelinhas.

Como aprender, no livro da vida, nas regras da sobrevivência, que a proteção nem sempre representa a verdade... Que o amor nem sempre faz as melhores escolhas.... Eu cresci admirando todas as outras possibilidades e mundos que cada segundo nos oferece. E entorpeci de desejo perante todos os sonhos por realizar, todos os mundos por viver, em mim mesma, e em tantas localidades que minha pobre geografia nem poderia vislumbrar.

Na penumbra da dúvida, da insegurança, não há melhor metáfora que as luzes de uma cidade piscando. Lá longe, arranha-céus com anúncios azuis, vermelhos, mil neons.... Cada luzinha mostrando o contraste, os caminhos que se pode escolher e se perder....e errar.....

Como um prisma. Como todas as luzes que podem refletir. Como todas as verdades que cada um de nós assume sobre cada instante. E como essas verdades possem se revelar em mentiras, ou se esconder em fatos.... O tal paradoxo que me persegue, aniquila o amor, a paixão, a sinceridade e a entrega.....

A ausência de sono nos traz de volta ao mesmo ponto. Ao mesmo labirinto. Ao mesmo beco. O que os anos pesam é só compromisso... com experiências traumáticas e busca errônea de padrões....

Meu discurso deve ser louco, como sempre, como eu - e eu nem me desculpo..... Lembro de ter lido, ouvido - sabe Deus-, que o cada ser mais procura é o amor, ser amado pelo que é.... Seja lá o que isso signifique. Mas será que somos só um? Essa é uma pergunta que vai perseguir até a eternidade..... Só não quero ser o troféu.... Só não quero ser a mentira mais sincera que brotou.... a história mais inovadora que se criou..... Todos os momentos só para ser. E ninguém para entender isso. Ninguém. Nem eu mesma...

E não é nem uma porta a metáfora. Essa, sim, fechada, a cadeados e chave..... com um lindo chaveiro souvenir..... É toda uma cidade de lembranças, oportunidades e dúvidas...

Nenhum comentário: